5 de dezembro de 2010

Participação do GP História e Religião no X Encontro Humanístico.







As noções e as representações nas Ciências Humanas vêm ocupando importantes estudos, problemáticas e direcionamentos teóricos. Relacionando-se não somente às práticas sócio-culturais, mas também às construções individuais do ser e do existir, as Linguagens possuem forte conotação histórica, psicológica e existencial.

Desta maneira, a proposta de um tema em comum para essa nova edição do Encontro Humanístico da UFMA se propõe a alargar os horizontes interdisciplinares das Ciências Humanas, não somente aproximando as diferentes disciplinas e metodologias, mas também procurando criar um espaço acadêmico muito mais reflexivo e dinâmico em suas metas de pesquisa e extensão.

Para o ano de 2010 o X Encontro Humanístico será fomentado por GT’s com temáticas provenientes do tema geral, e sugeridos por professores mestres ou doutores das seguintes áreas: Ciências Sociais, Educação Artística, Filosofia, Geografia, História, Letras, Música, Psicologia, Teatro e áreas afins.


(Site do Núcleo de Humanidades)









Com cerca de 2.000 participantes, o X Encontro Humanístico teve a participação de inúmeras Instituições de Ensino e Núcleos e Grupos de Pesquisas em suas atividades. O Grupo de Pesquisa História e Religião também teve sua representatividade no evento, através de duas mesas redondas e das Comunicações orais dos estudantes de Pós-graduação e graduandos.




A mesa-redonda intitulada "CRISTIANISMO E POLÍTICA NO BRASIL REPUBLICANO", contando com os Profs. Drs. Lyndon de Araújo Santos - UFMA, Wellington Teodoro da Silva - PUC-MINAS, Arnaldo Érico Huff Júnior - UFJF e o prof. Ms. Adroaldo Jose Silva Almeida - IFMA. Composta de historiadores e cientistas da religião que se ocupam da tarefa intelectual da pesquisa do cristianismo no período republicano brasileiro. Situanda entre a História política da religião e a história religiosa da política, espera-se contribuir para o adensamento teórico e crítico da historiografia brasileira. A mesa abordou a presença do catolicismo e do protestantismo no campo político brasileiro, a partir de temáticas como esquerda, revolução e espaço público. Outra Mesa redonda apresentada do Encontro Humanístico pelo GPHR foi intitulada "LINGUAGENS DO PROTESTANTISMO NO BRASIL: BIOGRAFIAS, ESCRITOS E MEMÓRIAS", apresentada pelos Profs. Drs. Lyndon de Araújo Santos - UFMA, Tiago Hideo Barbosa Watanabe – UNESP/ASSIS, Sergio Prates Lima – UFRRJ e pela Historiadora Elba Fernanda Marques Mota - UFMA, participante do GP. A mesa redonda abordou as diferentes expressões do protestantismo no Brasil a partir de relatos biográficos, dos escritos históricos e das memórias sociais. Numa perspectiva histórica e historiográfica, a religiosidade protestante no Brasil será analisada tomando como eixos as experiências biográficas vividas por sujeitos representativos, as modalidades dos registros históricos elaborados e as memórias registradas sob distintas formas. O relato ou a narrativa biográfica compõe um estilo historiográfico de fundamental contribuição para a compreensão histórica de processos mais amplos, porquanto indivíduos, agentes ou sujeitos experimentam em seus corpos e trajetórias de vida, as marcas de seu tempo. São registros da memória guardada sob diferentes modalidades que apontam ou partem das histórias de vida atravessadas pelas conjunturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário